Política
Rose Davino cobra ação urgente do Estado para crianças com Síndrome Congênita do Zika
Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 6, a deputada Rose Davino (PP) apresentou uma indicação dirigida ao secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, solicitando a elaboração de uma estratégia imediata de atendimento cirúrgico e multidisciplinar para crianças portadoras da Síndrome Congênita Associada à Infecção pelo Vírus Zika (SCZ). De acordo com ela, trata-se de uma causa urgente e, acima de tudo, essencial.
“Falo em nome de mais de 240 famílias alagoanas, que convivem diariamente com os desafios impostos por essa síndrome, englobando um conjunto de anomalias congênitas e comprometendo gravemente o desenvolvimento de crianças expostas ao vírus durante a gestação”, justificou a parlamentar.
Segundo Rose Davino, essas crianças são acometidas por alterações visuais, auditivas, motoras e neurológicas, que transformam a infância em uma luta constante pela sobrevivência e pela dignidade. “Essa não é uma pauta nova neste Parlamento, tendo em vista que, em novembro de 2015, o então deputado Davi Davino Filho apresentou uma indicação ao Governo do Estado alertando para a necessidade de acompanhamento e cuidado especializado com essas crianças”, lembrou a deputada, destacando que a iniciativa deve ser não apenas resgatada, mas ampliada.
A parlamentar prosseguiu informando que, na última semana, recebeu representantes da Associação Família de Anjos, que lhe fizeram um apelo “comovente e absolutamente alarmante”. De acordo com a associação, 34 crianças com SCZ aguardam por cirurgias nas áreas ortopédica, neurológica e otorrinolaringológica, entre outras especialidades. “Não podemos permitir que essas famílias enfrentem sozinhas um problema que é de responsabilidade do Estado e da sociedade”, completou a parlamentar.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
4CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
5
Semana no Congresso tem reforma política, Refis e votação da meta fiscal


