Internacional
Voos da Starship a Marte levarão experimentos italianos
Primeiras viagens da SpaceX ao planeta devem ocorrer em 2026
A Agência Espacial Italiana (ASI) fechou um acordo com a SpaceX, empresa americana do bilionário Elon Musk, para transportar experimentos do país nas primeiras missões da espaçonave Starship destinadas a Marte.
Segundo Teodoro Valente, presidente da ASI, as cargas incluirão um projeto sobre o crescimento de plantas, uma estação de monitoramento meteorológico e um sensor de radiação.
O objetivo, de acordo com a agência, é coletar dados científicos durante a fase de voo interplanetário entre a Terra e Marte, que dura cerca de seis meses.
"O made in Italy vai a Marte. É um resultado que confirma, mais uma vez, a nossa estratégia de reforçar a indústria nacional, valorizar o talento italiano e consolidar a presença de nosso país em grandes programas de exploração espacial", disse em uma nota o ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.
"A Itália continua na vanguarda da tecnologia espacial, aproximando cada vez mais a exploração humana da Lua, de Marte e de outros lugares", destacou a ASI.
Equipada com um superfoguete reutilizável, a Starship está em fase de testes e é o pilar das ambições de Musk de iniciar a exploração humana do planeta vermelho.
Segundo ele, as primeiras viagens do veículo rumo a Marte devem ocorrer no fim de 2026, levando uma série de equipamentos e experimentos científicos. Já o primeiro voo tripulado está previsto para 2031.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

