Variedades
Latin GRAMMY homenageará Ivan Lins pelo conjunto da obra

Ícone da música brasileira e dono de um repertório que atravessa gerações, Ivan Lins será homenageado pela Academia Latina da Gravação (Laras) com o Prêmio Lifetime Achievement, que reconhece artistas pelo conjunto de sua obra. A entrega acontecerá em Las Vegas (EUA), na segunda semana de novembro, durante a programação oficial do Latin GRAMMY 2025, que inclui a cerimônia de premiação das mais de 50 categorias.
Ao lado de Ivan, também receberão o troféu especial a cantora porto-riquenha Olga Tañon e o músico espanhol Enrique Bunbury.
Em comunicado, a Laras destacou a importância do brasileiro:
“Ivan Lins é mais que merecedor de um prêmio como o Lifetime Achievement. Tecladista e cantor/compositor de impressionante imaginação harmônica e gênio melódico, Ivan é um carioca que começou sua carreira sob o encanto da bossa nova, mas rapidamente alçou voo e desenvolveu uma linguagem musical própria, profundamente pessoal e cosmopolita.”
Carreira marcada por clássicos e projeção internacional
Nascido em 1945, Ivan Lins ganhou projeção nacional no fim dos anos 1960 e construiu um catálogo com mais de 800 composições, incluindo sucessos como “Madalena”, “Depois dos Temporais”, “Vitoriosa”, “Lembra de Mim” e “Começar de Novo”. Sua música conquistou nomes consagrados do jazz mundial, como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Quincy Jones e Michael Bublé.
Ao longo da carreira, foi indicado duas vezes ao GRAMMY Awards e venceu quatro Latin GRAMMYs, incluindo o prêmio de Álbum do Ano em 2005, com “Cantando Histórias”.
Agenda cheia aos 80 anos
Celebrando 80 anos de vida e 60 de carreira, Ivan Lins segue em plena atividade. Antes da viagem a Las Vegas, ele se apresenta no dia 22 de agosto em Fortaleza (Teatro RioMar) e no dia 23 em Recife (Teatro Guararapes). Em setembro, parte para o Japão para uma temporada de seis shows — quatro em Tóquio (9 a 12/9), um em Kanawaga e outro em Takasaki.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4FUTEBOL
CSA encara a Ponte Preta no Rei Pelé com mudanças na escalação
-
5MACEIÓ
Movimento azul marca reta final antes das eleições na Uncisal