Política
Tarifaço dos EUA: programa para afetados sai até terça, diz Alckmin
Política, tarifaço dos EUA, tarifaço de Trump, tarifaço

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, falou neste sábado (9) sobre os setores que geram preocupação diante da alíquota de 50% dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros. E anunciou que o governo federal vai divulgar em breve o plano de contingência um programa de apoio a preservação de empregos.
“Tem setores que nos preocupam, café, carne. E especialmente indústria de máquinas, motores e máquinas. A indústria é mais específica, é mais difícil. Por isso o governo está lançando, aguarde aí 24, 48 horas, está lançando um programa bem amplo de apoio para preservar empregos e as empresas poderem retomar e fortalecer a sua atividade econômica”.
Ainda de acordo com Alckmin, o objetivo não é fazer retaliação contra os Estados Unidos, e sim resolver a questão.
“A prioridade não é retaliar, a prioridade é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora fiquem dessa questão da tarifa, que entendemos extremamente injusta. Aliás, com base jurídica totalmente fraca, porque eu não posso fazer política regulatória baseada em questões de natureza política partidária".
A declaração de Alckmin foi durante uma visita a uma concessionária de carros em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, neste sábado.


1:33
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍTICA
Justiça cassa mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero em Joaquim Gomes