Cidades
Defesa Civil de Maceió inicia ações educativas para construção do Plano Municipal de Redução de Riscos
Ação beneficia mais de 160 estudantes de diversas escolas públicas

Como parte do lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), a Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), realizou ao longo da semana, diversas palestras educativas e de conscientização em escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino.
A ação, que marcou o início da construção do PMRR no município, envolveu a distribuição de cartilhas e materiais didáticos voltados à prevenção de desastres naturais, beneficiando mais de 160 estudantes.
Durante as apresentações, técnicos da Defesa Civil e do SGB explicaram, de forma lúdica e acessível, como a comunidade pode identificar sinais de risco de deslizamentos de terra e inundações.
Os estudantes receberam cartilhas ilustradas com orientações sobre como agir e evitar riscos causados por desastres naturais. A iniciativa visa transmitir informações de maneira simples e objetiva, para que crianças e moradores de áreas vulneráveis saibam reconhecer sinais de perigo e como proceder diante de emergências.
O PMRR será elaborado em parceria com o Governo Federal e contará com a participação das comunidades. “A ideia é que cada pessoa, inclusive as crianças e os adolescentes, sejam parte da construção de uma cidade mais segura e preparada para lidar com os riscos”, afirmou Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió.
A atividade integra a construção do PMRR, iniciativa nacional coordenada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP).
Maceió foi uma das cidades selecionadas e contará com apoio técnico especializado e participação comunitária, por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), com o objetivo de tornar a capital alagoana uma referência nacional na prevenção de desastres naturais.
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
5ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios