Internacional
Analista: entrega de território à posse estrangeira na Armênia abrirá caminho para presença militar dos EUA perto do Irã

O projeto Rota Trump para a Paz e a Prosperidade Internacionais (TRIPP, na sigla em inglês) representa não apenas um problema econômico, mas também um sério desafio geopolítico para o Irã, disse à Sputnik Yuri Bocharov, analista israelense e especialista em conflitos internacionais.
Bocharov destacou que o projeto ameaça Teerã com o fim de uma importante cadeia de transporte, a perda de receitas de trânsito e o enfraquecimento da sua influência no Sul do Cáucaso.
"O Irã corre o risco de perder sua importância como rota alternativa chave entre a Europa e a Ásia, incluindo a rota terrestre para Yerevan e depois para a Rússia. Para Teerã, esse projeto traz […] a perda da cadeia de transporte mais importante, a perda de receitas de trânsito e o enfraquecimento da influência no sul do Cáucaso", ressaltou.
Neste contexto, continuou, o surgimento de uma presença estadunidense nas fronteiras do Irã pode levar à criação de uma base militar secreta dos Estados Unidos e se tornar uma ameaça de longo prazo à segurança nacional do país.
Segundo o interlocutor da agência, Teerã há muito se opõe à criação do chamado corredor de Zangezur, pois teme que isso impeça a conexão com a Armênia e o resto do Cáucaso.
Assim, finalizou, a implementação do projeto levará à presença militar estrangeira perto das fronteiras iranianas.
A Armênia planeja conceder aos EUA direitos exclusivos de desenvolvimento do corredor TRIPP. A rota funcionará de acordo com a legislação da Armênia, e os Estados Unidos sub-arrendarão a terra a um consórcio de infraestrutura e gerenciamento.
No sábado (9), o assessor do líder supremo do Irã, Ali Akbar Velayati, disse que o lado iraniano se opõe à criação de um corredor apoiado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, através da Armênia, porque, na opinião de Teerã, sua implementação "coloca em risco a segurança do Sul do Cáucaso".
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍTICA
Justiça cassa mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero em Joaquim Gomes