Internacional
Talibã pede que os EUA reconheçam a autoridade do grupo sobre o Afeganistão
Em entrevista, porta-voz do governo afegão afirma que o país vem solicitando os EUA a reconhecerem o Emirado Islâmico do Afeganistão e a transferirem o controle da embaixada afegã em Washington para o Talibã.
Prestes a completar quatro anos de retorno ao poder no Afeganistão, o Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista) exortou os EUA a reconhecerem o atual governo afegão e a transferirem a embaixada afegã em Washington para o controle do grupo. A informação foi dada neste domingo (10), pela emissora estatal afegã RTA.
Em entrevista à emissora, o secretário de imprensa do líder supremo do Afeganistão, Zabihullah Mujahid, falou sobre negociações diretas com os EUA em torno do tema.
"Estamos mantendo contatos periódicos com os EUA. Vocês testemunharam como, há algum tempo, um representante americano veio a Cabul. Da mesma forma, quando nossos representantes vão ao Catar ou a outros países, eles se encontram com autoridades americanas", disse Mujahid.
Ele acrescentou que o governo afegão solicitou aos EUA o reconhecimento oficial do Emirado Islâmico do Afeganistão.
"Também levantamos a questão da transferência [do controle] da embaixada afegã nos EUA para nós. Embora não tenhamos recebido uma resposta positiva, o povo afegão quer garantir seus direitos", disse o porta-voz.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

