Internacional
Governo de Israel 'perdeu a humanidade', diz ministro italiano
Guido Crosetto definiu gestão Netanyahu como 'fundamentalista'

O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, fez duras críticas a Israel por conta da guerra na Faixa de Gaza e afirmou que o governo do premiê Benjamin Netanyahu "perdeu a razão e a humanidade".
Em entrevista ao jornal La Stampa, Crosetto definiu a situação no enclave palestino como "inaceitável" e disse que o mundo está diante da "pura negação do direito e dos valores fundadores da nossa civilização".
"É preciso encontrar uma maneira para obrigar Netanyahu a raciocinar", declarou Crosetto, na esteira do plano israelense para ocupar militarmente toda a Faixa de Gaza e evacuar cerca de 1 milhão de pessoas no enclave. "Não seria uma medida contra Israel, mas sim um modo de salvar o povo de um governo que perdeu a razão e a humanidade", acrescentou.
Para o ministro, a gestão Netanyahu "não está disposta a dialogar porque assumiu uma linha fundamentalista e integralista", e o argumento da "legítima defesa da democracia diante de um terrível ataque terrorista não convence mais".
"Estamos frente a um projeto diferente: a conquista de um território estrangeiro realizando uma catástrofe humanitária", salientou Crosetto, que ainda disse que os métodos de Netanyahu se "assemelham perigosamente" aos do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Por outro lado, o ministro italiano criticou a onda de reconhecimento do Estado da Palestina por parte de países ocidentais. "Reconhecer um Estado que não existe arrisca se transformar apenas em uma provocação política, em um mundo cheio de provocações. Deve ser construído um percurso para implementar a histórica resolução da ONU sobre 'dois povos, dois Estados", destacou.
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍTICA
Justiça cassa mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero em Joaquim Gomes