Internacional

UE teme ser deixada de fora antes da cúpula Putin-Trump no Alasca, diz mídia

Sputinik Brasil 11/08/2025
UE teme ser deixada de fora antes da cúpula Putin-Trump no Alasca, diz mídia
Foto: © AP Photo / Gabinete de Imprensa da Presidência da Ucrânia

A Europa teme ser deixada de fora antes do encontro entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente norte-americano Donald Trump no Alasca, informou a mídia dos EUA, citando um diplomata da União Europeia (UE) que falou sob condição de anonimato.

O Kremlin e a Casa Branca anunciaram na semana passada que Putin e Trump se encontrariam no Alasca no dia 15 de agosto. O local exato do encontro ainda não foi anunciado.

A Europa está preocupada por não estar sendo mantida a par das propostas do Kremlin para a resolução do conflito ucraniano, já que Putin ainda não forneceu detalhes, enquanto o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, se recusou a comentar a questão após reunião com o líder russo na semana passada, informou a CNN.

"Corremos o risco de ser uma nota de rodapé na história", disse um diplomata da UE à CNN.

No domingo (10), a mídia noticiou que líderes europeus buscavam um encontro com Trump antes da cúpula no Alasca.

O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, afirmou que, durante sua visita à Rússia, Witkoff mencionou a realização de uma reunião trilateral entre Putin, Trump e o líder ucraniano Vladimir Zelensky, mas a Rússia sugeriu que se concentrassem nos preparativos para uma cúpula bilateral. Comentando a próxima cúpula Rússia-EUA, Zelensky afirmou que não faria concessões territoriais.