Alagoas

Parceria entre os serviços de Imobilização e de Radiologia otimiza atendimento ortopédico no Hospital Ib Gatto Falcão

Maju Silva / Ascom Hospital Ib Gatto Falcão 11/08/2025
Parceria entre os serviços de Imobilização e de Radiologia otimiza atendimento ortopédico no Hospital Ib Gatto Falcão
Atuação conjunta e eficiente das equipes de Imobilização e Radiologia do Hospital Ib Gatto Falcão agiliza o diagnostico - Foto: Pedro Júnior / Ascom Hospital Ib Gatto Falcão


No Hospital Ib Gatto Falcão, unidade de urgência e emergência localizada em Rio Largo, a integração entre os Serviços  de Imobilização e Radiologia tem se consolidado como um diferencial no atendimento de traumas e lesões ortopédicas. A atuação conjunta das equipes garante mais agilidade nos diagnósticos, precisão nos procedimentos e acolhimento humanizado para pacientes com fraturas, entorses ou outras lesões musculoesqueléticas.

 

Mesmo sendo uma unidade de urgência, o hospital conta com um sistema de teleatendimento com ortopedistas 24 horas por dia, o que permite que as imagens obtidas nos exames de raio-X sejam avaliadas de forma imediata por especialistas. A partir da avaliação online, os profissionais de imobilização realizam os procedimentos necessários com segurança, precisão e agilidade, o que contribui diretamente para o alívio da dor e estabilização da lesão. Nos casos mais complexos, os pacientes são encaminhados para uma unidade especializada.

 

Segundo o diretor da unidade, Graciliano Ramos, essa articulação entre os setores representa um avanço importante na qualidade da assistência prestada. “A integração entre os profissionais da imobilização, radiologia e ortopedia online proporciona um atendimento mais resolutivo. O paciente é examinado, radiografado, avaliado pelo especialista e imobilizado em questão de minutos, com segurança e qualidade”, destacou o gestor.

 

O coordenador do Serviço de Raio-X, Weverton Oliveira, ressalta a importância da comunicação constante entre os setores para o sucesso do fluxo de atendimento dos pacientes. “Trabalhamos lado a lado com a equipe de imobilização e seguimos atentamente as orientações do ortopedista remoto. Isso garante que as imagens sejam feitas com o melhor posicionamento possível, facilitando a avaliação médica e evitando retrabalho”, explicou.

 

Já o coordenador do Serviço de Imobilização, Elinaldo Freitas, enfatiza que a parceria tem impacto direto na experiência do paciente. “Quando unimos rapidez, técnica e boa comunicação, quem ganha é o paciente. A imobilização feita no tempo certo reduz riscos, dores e possíveis complicações”, afirmou.