Geral
Lula defende soberania e diz que mundo está 'mais perverso'
Petista deu declaração em meio ao tarifaço do Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma defesa da soberania no final da tarde desta segunda-feira (11), antes de se reunir com ministros para tratar de um pacote de medidas para mitigar os efeitos do aumento das tarifas sobre produtos brasileiros, determinado pelo governo de Donald Trump.
"Este país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando perverso, o mundo está ficando mais nervoso e nós precisamos de um país soberano, democrático", declarou.
"E o povo brasileiro (que) seja o único dono de seu nariz, aqui neste país", ressaltou o chefe do Executivo ao falar durante um evento com professores e estudantes de todo o país, no Palácio do Planalto.
Está previsto que, após esse evento, o mandatário se reúna com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) , que comanda o Comitê Interministerial criado para elaborar medidas frente ao tarifaço que afeta parte das vendas para os EUA.
Lula tem defendido as negociações com a administração do presidente Donald Trump, mas até o momento não houve avanços concretos.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou que foi cancelada uma reunião que havia sido marcada para esta quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro americano, Scott Kenneth Bessent.
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍTICA
Justiça cassa mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero em Joaquim Gomes