Política
Comissão da Câmara debate controle biológico da unha-do-diabo nas carnaúbas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (14) o controle biológico da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis) nas áreas de carnaúba.
A audiência pública foi solicitada pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), e será realizada às 10 horas, no plenário 2.
O debate será interativo; veja a lista de convidados e envie suas perguntas.
Ameaça econômica
Segundo o parlamentar, a espécie, originária de Madagascar, ameaça a biodiversidade da Caatinga e já inviabiliza a extração da palha de carnaúba em diversas regiões.
A planta forma massas impenetráveis que sufocam árvores, impedem a passagem de animais e pessoas, consomem recursos hídricos escassos e liberam látex tóxico, dificultando o controle.
A carnaúba é considerada espécie símbolo no Nordeste e sua cera gera impacto econômico e social relevante, especialmente no Ceará, onde cerca de 96,3 mil pessoas trabalham diretamente na cadeia produtiva.
Cristino afirma que uma pesquisa liderada pelas universidades de Viçosa e do Ceará tem obtido resultados concretos sobre o biocontrole da unha-do-diabo. O deputado quer discutir esses resultados na audiência.
Mais lidas
-
1APOSTAS
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões
-
2TRAGÉDIA
Cinco pessoas morrem atropeladas por caminhonete em Ouro Branco
-
3ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
4NASA
Telescópio James Webb da NASA detecta 300 objetos misteriosos no Universo primordial (FOTO)
-
5INVESTIMENTOS
Chamada Pública da Nova Indústria Brasil oferece R$ 10 bilhões em oportunidades para o Nordeste