Alagoas

SSP conclui curso de Operações Policiais Integradas contra Crimes Violentos ao Patrimônio

Roberison Xavier / Ascom SSP/AL 12/08/2025
SSP conclui curso de Operações Policiais Integradas contra Crimes Violentos ao Patrimônio
Curso adotou uma metodologia que combina teoria e prática de forma integrada - Foto: Ascom SSP/AL


A Secretaria de Estado da Segurança Pública capacitou 45 profissionais no primeiro Curso de Operações Policiais Integradas contra Crimes Violentos ao Patrimônio (COPI-CVPs). A qualificação ocorreu entre os dias 04 e 08 deste mês, na Academia do Corpo de Bombeiros Militar, em Arapiraca, e representa uma resposta às ações criminosas conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.

Com uma carga horária intensiva de 50 horas, o curso, coordenado pelas chefias de Ensino Integrado (Chei) e Especial de Inteligência (Cheisp), adotou uma metodologia que combina teoria e prática de forma integrada, proporcionando aos participantes uma imersão completa nas técnicas e protocolos necessários para operações de alta complexidade.

Para o chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, o COPI-CVPs representa uma mudança na forma como os profissionais de segurança pública são preparados para enfrentar desafios complexos.

“A estrutura curricular foi cuidadosamente desenvolvida para abordar todos os aspectos críticos das operações contra CVPs. O programa inicia com uma análise histórica da evolução desses crimes, passando por estudos de casos reais que permitem aos participantes compreender os padrões e estratégias utilizadas pelas organizações criminosas. Essa base conceitual é fundamental para o desenvolvimento das competências práticas”, afirmou ele.

Um dos aspectos mais inovadores do curso, que contou com policiais civis, militares, científicos e penais, é a ênfase nas atividades práticas. Três exercícios simulados reproduziram cenários reais de crimes contra o patrimônio em Arapiraca, no Agreste alagoano. Foram encenados uma tentativa de roubo a carro-forte, o sequestro de um gerente bancário e a prisão dos envolvidos na ação. As simulações contaram com a participação de militares do 3º Batalhão da PM, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), além de integrantes da Superintendência de Transporte e Trânsito do município.

“Um dos resultados mais importantes esperados é a adoção efetiva de protocolos uniformes de atendimento a ocorrências de CVPs, pactuados entre as instituições participantes. A capacitação visa ainda desenvolver competências sólidas no uso de ferramentas de análise no contexto de operações integradas, garantindo que os participantes possam aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis. Essa competência técnica é complementada pelo desenvolvimento de habilidades de planejamento, execução e avaliação de operações policiais coordenadas entre instituições”, afirmou o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, acompanhou de perto os treinamentos e fez questão de enaltecer o desempenho das equipes pela demonstração de preparo e eficiência numa ação integrada. Ele também falou da importância do curso para Alagoas.

“Em um contexto nacional onde os CVPs representam desafios crescentes para as forças de segurança, a experiência alagoana oferece um caminho promissor. A combinação de metodologia inovadora, tecnologia avançada e abordagem verdadeiramente integrada pode servir como referência para outras unidades da federação, como já é o nosso Plano de Defesa estadual, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, concluiu.