Brasil
Pesquisa revela que 49% dos brasileiros querem retaliar tarifaço
Maioria relativa apoia resposta contra EUA 'na mesma moeda'
Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (12) apontou que 49% dos brasileiros acreditam que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deve responder ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos do Brasil.
Esses cidadãos avaliam que o governo deve aplicar tarifas elevadas sobre os produtos americanos, enquanto outros 43% se opõem a essa estratégia.
Apesar de haver uma certa divisão sobre a resposta, a maioria relativa defende a retaliação na mesma moeda.
No total, 33% concordam completamente com a decisão; 16% concordam em parte; 13% discordam em parte; 30% discordam totalmente; e 7% não sabem ou não responderam.
Ainda segundo a pesquisa, 75% da população acredita que o aumento de tarifas decidido por Washington tem motivação política, e apenas 12% acha que se trata de uma questão comercial.
O grupo mais favorável à resposta na mesma moeda é formado por eleitores de Lula (61%), moradores do norte/centro-oeste (58%), de 16 a 24 anos (55%), com ensino superior (53%), mulheres (51%), católicos (51%) e por aqueles com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (50%).
A pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos e nível de confiança de 95%, foi realizada entre 1º e 5 de agosto com 2 mil entrevistados em 132 cidades, um dia antes da entrada em vigor do aumento das tarifas.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma


