Alagoas

Secretaria da Primeira Infância inicia Exposição Itinerante do Brincar em União dos Palmares

William Makaisy / Ascom Cria 12/08/2025
Secretaria da Primeira Infância inicia Exposição Itinerante do Brincar em União dos Palmares
O objetivo é estimular que as crianças vivam plenamente a infância - Foto: Ascom / União dos Palmares


O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), deu início, nesta terça-feira (12), à Exposição Itinerante do Brincar, que integra a programação do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância. A primeira cidade a receber a mostra é União dos Palmares, com a abertura realizada na Casa Jorge de Lima. 

 

 

A exposição ficará disponível para visitação até sexta-feira (15 de agosto), reunindo brinquedos que marcaram gerações, como carrinho de rolimã, bola, tambor, ioiôs e bonecas. Mais do que despertar memórias afetivas, a iniciativa reforça a importância do brincar para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, além de conscientizar sobre os prejuízos que o uso excessivo de celulares e dispositivos eletrônicos pode causar nessa fase.

 

 

O objetivo é estimular que as crianças vivam plenamente a infância, explorando brinquedos e brincadeiras que favoreçam a criatividade, a interação social e o movimento.

Com caráter itinerante, a Exposição do Brincar percorrerá outros municípios alagoanos ainda neste mês, levando cultura, lazer e reflexão sobre o papel fundamental da ludicidade no desenvolvimento infantil.



 

 

Além da União dos Palmares, a exposição passará pelos municípios de Pão de Açúcar, Penedo e Arapiraca. As datas de cada uma serão divulgadas no perfil oficial da Secretaria no instagram (@criaalagoas)

Para a secretária de Estado da Primeira Infância, a exposição é uma porta mágica para o mundo dos brinquedos que também contribuem para o desenvolvimento dos pequenos. 

 

 

“O brincar é uma linguagem universal da infância e um direito que precisa ser protegido. Com esta exposição, queremos inspirar famílias e comunidades a valorizarem o tempo da criança, longe das distrações das telas, em experiências que estimulem a imaginação, a criatividade e a convivência. Brincar é aprender, crescer e criar memórias que vão nos acompanhar por toda a vida”, disse.