Alagoas

Sesau realiza II Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas

Suely Melo / Ascom Sesau 12/08/2025
Sesau realiza II Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas
A Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas promovida pela Sesau ocorreu nesta terça-feira, em Maceió - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (12), a II Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas, cujo propósito foi dar visibilidade à produção científica local em torno de práticas e experiências educacionais. O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), situado no bairro Trapiche, em Maceió.

 

O público-alvo da mostra foram residentes devidamente matriculados em programas de residência dos serviços de saúde da Sesau, instituições de ensino superior públicas e privadas de Alagoas e residentes egressos desses programas. Também participaram do evento, profissionais que compõem a equipe docente-assistencial dos programas envolvidos em experiências que contribuem para a qualificação da atenção e da gestão do cuidado no âmbito da saúde no Estado.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a Sesau tem dispensado total apoio às residências, uma vez que, de acordo com ele, as unidades da rede estadual de Saúde estarão contribuindo para formar mais profissionais especialistas no próprio estado. “Deste modo ajudamos também a fixarmos especialistas em nosso estado, uma vez que muitos profissionais que saem para fazer residência não retornam e, por isso, o Programa de Residências ajuda a fixar os nossos profissionais aqui”, enfatiza o gestor da Sesau.

 

A supervisora das Residências em Saúde da Sesau, Glória Walker, destacou que o evento deve ser celebrado, pois, todas as iniciativas são evidências que os profissionais estão se capacitando para servir mais e melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, este segundo simpósio foi pensado para ampliar vozes, compartilhar experiências, fomentar reflexões e fortalecer redes.

 

“Em tempos de tantos desafios para a formação em saúde, reunir profissionais, residentes, gestores e docentes é um sinal potente da força da educação pelo trabalho, do SUS, que resiste e se reinventa, e da capacidade que temos de construir conhecimento a partir da prática, da diversidade de saberes e do compromisso ético com o cuidado. As residências em saúde são, mais do que uma etapa formativa, uma experiência transformadora. Elas nos colocam diante das complexidades do território, dos dilemas da clínica e dos movimentos da vida real que não cabem nos livros, mas exigem escuta, empatia, criatividade e ação”, explicou Glória Walker.

  

A gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Superintendência de Valorização de Pessoas da Sesau, Mayara Lopes, ressaltou que o simpósio é resultado de um trabalho conjunto entre diversas instituições e tem como principal objetivo fortalecer e enriquecer a formação dos residentes em saúde, nos mais diversos cenários de atuação. Segundo ela, o evento representou um espaço privilegiado para a troca de experiências e reflexões sobre temas essenciais à prática profissional, como ética, pesquisa científica e inovação no cuidado.

 

“O II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas também representou um momento de valorização das produções acadêmicas desenvolvidas nos programas de residência, que contribuem diretamente para o avanço do SUS em nosso Estado. Ao reunir residentes, preceptores, supervisores e representantes de instituições de ensino, reafirmamos o compromisso com uma formação sólida, humanizada e baseada em evidências, capaz de responder aos desafios atuais da saúde pública”, destacou Mayara Lopes.

 

O diretor do Hospital da Criança de Alagoas, Roney Damaceno, esteve presente na mostra e ressaltou a importância do evento para o Estado. “Estamos felizes em poder participar do simpósio, agradeço ao Governo do Estado e toda a Secretaria de Saúde por esse projeto maravilhoso e inovador, aos alunos e profissionais que se inscreveram, e todas as pessoas que estão envolvidas nesse projeto lindo para que melhore cada vez mais a saúde pública do Estado de Alagoas”, disse.