Geral
Bolsonaro tem até hoje para apresentar alegações finais ao STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus do chamado Núcleo 1 da ação sobre a tentativa de golpe de Estado têm até esta quarta-feira (13) para apresentar suas alegações finais ao Supremo Tribunal Federal. Essa é a última fase antes que o relator, ministro Alexandre de Moraes, conclua seu relatório e libere o voto para julgamento na Primeira Turma.


A data do julgamento será definida pelo presidente do colegiado, o ministro Cristiano Zanin; mas a expectativa é que a análise do caso ocorra ainda em setembro.
A Procuradoria-Geral da República e o delator, tenente-coronel Mauro Cid, já apresentaram suas alegações finais. A PGR considera o Núcleo 1 o principal grupo da trama golpista.
Além de Bolsonaro e Mauro Cid, fazem parte do grupo: o deputado federal Alexandre Ramagem; o almirante Almir Garnier Santos; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; e os ex-ministros e generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou Bolsonaro como líder da organização criminosa, além de "principal articulador e maior beneficiário" das ações para tentar implantar um golpe de Estado no país em 2022.
Todos os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
As penas máximas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
1:40
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

