Alagoas

Sonho com sotaque alagoano: intercâmbio na Inglaterra transforma expectativas em realidade para alunos do Daqui pra o Mundo

Natalício Vieira / Ascom Seduc 13/08/2025
Sonho com sotaque alagoano: intercâmbio na Inglaterra transforma expectativas em realidade para alunos do Daqui pra o Mundo
Clima inusitado para o país europeu deus as boas-vindas aos alunos alagoanos que iniciaram a imersão cultural do programa Daqui pra o Mundo - Foto: Jonatas Maresia/Cortesia



Na litorânea Bournemouth, o sol brilha tão forte quanto o entusiasmo dos 20 estudantes alagoanos que, na última terça-feira (12), tiveram seu primeiro dia de aula na Inglaterra. Com temperaturas próximas aos 30°C, o clima inusitado para o país europeu parecia dar as boas-vindas ao grupo que, junto a outros alunos em Oxford, Canterbury, Worthing e Brighton, iniciou a imersão cultural do programa Daqui pra o Mundo.

 

A emoção de estar em um novo continente se mistura com o desafio do aprendizado diário. Ryllary Perreira, 17 anos, do município de Capela, resume a sensação de forma poética. “Às vezes eu me belisco para ver se estou acordada. É tudo muito novo, muito diferente. O ambiente escolar, com colegas de diversas nacionalidades, tem sido um ponto alto. Os professores são incríveis. O pessoal da recepção, da coordenação, todos são muito gentis e educados", relata, ressaltando também o carinho da família que a hospeda.

 

Para Keyllon Gabriel, de Jacuípe, o suporte dos anfitriões é fundamental. "Sempre perguntando se você precisa de alguma coisa e sempre prontos para apoiar você em qualquer situação", conta o jovem de 16 anos, que encara a adaptação ao idioma com otimismo. "Ainda tô me adaptando, mas, se Deus quiser, ele vai nos ajudar, vamos conseguir progredir e melhorar cada vez mais o inglês", disse Keyllon.  

 

A história de Mikael Júnior, de Palmeira dos Índios, 18, mostra a importância do apoio para alcançar esse sonho. Ele não esconde a gratidão pela namorada, Paloma, que o incentivou e ajudou na inscrição, um gesto que o levou para longe de casa, em busca de um futuro melhor.

 

Além das salas de aula, a jornada de aprendizado já se estendeu às ruas. A turma de Bournemouth participou de um tour pela cidade, descobrindo histórias e lugares como a igreja onde a autora do clássico Frankenstein, Mary Shelley, está enterrada. Essa primeira semana, rica em descobertas, é a prova de que a fase de imersão cultural e linguística está apenas começando para os estudantes alagoanos.

 

O grupo é acompanhado pelo professor sergipano Isaac Ismerim, residente em Arapiraca. Ele é um dos cinco monitores selecionados para a missão, após passar por um rigoroso processo que incluiu prova de proficiência e análise de perfil psicológico. Sua presença é um elo entre a familiaridade da cultura alagoana e o novo mundo que se apresenta aos alunos, garantindo que o sonho de cada um seja vivido com segurança e suporte.