Geral
Naufrágio na costa da Itália deixa ao menos 20 pessoas mortas
Barco de migrantes forçados tombou perto de Lampedusa
Um barco lotado de migrantes forçados virou na costa de Lampedusa, ilha italiana situada no Mar Mediterrâneo Central, nesta quarta-feira (13), deixando pelo menos 20 pessoas mortas.
Duas dezenas de cadáveres foram recuperados pelas equipes de resgate, enquanto de 70 a 80 passageiros sobreviveram, de acordo com as primeiras informações. As operações de socorro, no entanto, continuam.
Lampedusa é uma das principais portas de entrada para deslocados internacionais na Europa e fica mais perto do norte da África do que da Península Itálica.
Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas desesperadas tentam a sorte em travessias clandestinas no Mediterrâneo a partir da Líbia e da Tunísia, as chamadas "viagens da morte".
Segundo o Ministério do Interior da Itália, 38.263 migrantes forçados chegaram ao país por via marítima em 2025, um pouco acima dos 37.644 registrados no mesmo período do ano passado.
Já a Organização Internacional para as Migrações (OIM) aponta que pelo menos 675 deslocados internacionais morreram ou desapareceram na rota do Mediterrâneo Central desde o início do ano, enquanto o número de fatalidades desde 2014 chega a 25.260.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

