Internacional
Lula diz que UE cedeu com 'facilidade' para exigências de Trump
Presidente vai ligar para Ursula von der Leyen na próxima semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ligará nos próximos dias para líderes da União Europeia para tentar acelerar o acordo comercial com o Mercosul, após o bloco ter cedido "com tanta facilidade" às exigências do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, o petista prometeu telefonar nos próximos dias para o presidente da França, Emmanuel Macron, e para o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
Já na semana que vem, ele deve falar com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Já que ela cedeu com tanta facilidade para o Trump, por que não negocia conosco? Se bem que eu não vou chamar ninguém em um campo de golfe", ironizou Lula, em referência ao resort do presidente americano na Escócia, onde foi anunciado o acordo tarifário entre EUA e UE, no fim de julho.
O pacto estabeleceu uma tarifa de 15% para produtos europeus entrarem no mercado americano e determina que a UE não aplique represálias e compre US$ 750 bilhões em combustíveis fósseis dos EUA pelos próximos três anos, até o fim do mandato de Trump, além de investir US$ 600 bilhões na economia do país.
Na mesma entrevista, Lula reiterou o desejo de assinar o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul ainda neste ano, aproveitando a presidência pro tempore do Brasil no bloco sul-americano.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma


