Alagoas
Afya Maceió/Unima e Defensoria Pública realizam mutirão gratuito para reconhecimento de paternidade
Ação acontece até o dia 15 de agosto e conta com mais de 100 acordos já programados; Dia D será na sexta-feira (15), com atendimentos abertos ao público

A Afya Maceió/Unima, em parceria com a Defensoria Pública de Alagoas, está promovendo um mutirão gratuito de reconhecimento de paternidade e vínculos parentais. A iniciativa acontece no Bloco C da universidade, localizado no bairro Cruz das Almas, das 8h às 14h, e busca garantir que famílias tenham acesso facilitado à formalização da filiação, assegurando direitos e fortalecendo os laços afetivos.
Até a quinta-feira (14), os atendimentos estão sendo realizados de forma pré-agendada, com mais de 100 acordos já programados. Na sexta-feira (15), chamado de Dia D, os atendimentos serão ampliados e abertos ao público que comparecer espontaneamente.
Para participar, é necessário apresentar:
•RG e CPF;
•Certidões (de nascimento ou casamento dos pais e da criança);
•Comprovante de residência;
•Comprovante de renda.
De acordo com a coordenadora interina do Núcleo de Práticas Jurídicas da Afya Maceió/Unima, Flávia Costa, “o reconhecimento de paternidade também representa afeto, dignidade e o fortalecimento dos vínculos familiares. Nossa ação busca aproximar as famílias desse direito, eliminando barreiras burocráticas e oferecendo suporte completo durante todo o processo”.
A subdefensora pública-geral, Thaís Moreira, reforça a importância da iniciativa: “O reconhecimento de paternidade e maternidade vai muito além de um nome na certidão. É um passo fundamental para a construção de vínculos afetivos, para a garantia de direitos e para o fortalecimento da garantia dos direitos de cada criança. Ao ampliar o projeto Meu Pai Tem Nome e transformá-lo em um grande mutirão, com o apoio da Unima e outras instituições, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas busca oferecer à população não apenas soluções jurídicas, mas também acesso real à cidadania e a oportunidades que podem mudar vidas”.
O mutirão conta com a participação de profissionais e estudantes do Núcleo de Práticas Jurídicas da Afya Maceió/Unima, além de defensores públicos, garantindo atendimento especializado, acolhimento e a condução segura de todos os trâmites legais.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores