Alagoas
Bombeiros registram aumento de 27% nos casos de afogamento em Alagoas

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foram acionados na tarde dessa quarta-feira (13) para socorrer um homem de 38 anos vítima de afogamento na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A ação contou com a participação de cinco militares. O banhista foi resgatado e liberado no próprio local após receber atendimento.
De acordo com dados do Fênix, sistema de gestão operacional do CBMAL, entre 1º de janeiro e 13 de agosto de 2025 foram registrados 240 atendimentos relacionados a afogamentos em todo o estado. Em relação ao mesmo período de 2024, cujo número foi de 189, isso representa um aumento de 27% nas ocorrências.
Com a proximidade do verão e o consequente aumento no fluxo de banhistas nas praias e balneários, a tendência é que esses casos cresçam. Diante desse cenário, o CBMAL reforça a importância da prevenção, adotando medidas como: respeitar as sinalizações de perigo, evitar entrar no mar após ingerir bebidas alcoólicas, não se afastar da orla, manter crianças sempre sob supervisão constante e, em caso de quaisquer dificuldades para sair do meio aquoso, sinalizar imediatamente por ajuda.
Em situações de afogamento, a orientação é nunca tentar o resgate sem preparo ou equipamentos adequados, acionar imediatamente os Bombeiros pelo telefone 193 e, se possível, oferecer flutuadores ou objetos que auxiliem a vítima a se manter na superfície até a chegada do socorro.
*Estagiário sob supervisão.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores