Internacional

Mais de 100 ONGs denunciam 'fome' como 'arma de guerra' em Gaza

Apelo acusa Israel de bloquear ajuda vital desde 2 de março

Redação ANSA 14/08/2025
Mais de 100 ONGs denunciam 'fome' como 'arma de guerra' em Gaza
Palestinos se amontam em Gaza em busca de comida

Mais de 100 ONGs internacionais assinaram um apelo nesta quinta-feira (14) onde denunciam o uso da fome por Israel como "arma" na Faixa de Gaza.

"Parem de usar ajuda humanitária como arma enquanto a fome se agrava" em território palestino, escreveram organizações como Médicos Sem Fronteiras, American Near East Refugee Aid e Oxfam em um comunicado conjunto divulgado em Jerusalém.

As ONGs criticam o fato de as autoridades israelenses "não terem autorizado nenhum envio de ajuda vital desde 2 de março", apesar de mais de "60 pedidos".

Elas também sustentam que "a distribuição [de suprimentos] foi confiada como monopólio - em quantidades insuficientes e com ameaças às vidas dos palestinos - à controversa Fundação Humanitária de Gaza (GHF)", uma organização americana que tem trabalhado junto aos civis do enclave.

Nesta semana, o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas alertou que a desnutrição aguda tem disparado em território palestino, com mais de 300 mil crianças em "risco grave".

Ao mesmo tempo, um grupo de países, com autorização de Israel, começou a lançar alimentos em Gaza nos últimos dias, por via aérea, após pressão internacional. Já a entrada de ajuda humanitária por terra também segue controlada pelo governo judeu.