Alagoas
CGJ lança painel que acompanha a produtividade dos juízes de AL
Atualização ocorre diariamente e possibilita uma filtragem detalhada do número de processos, tanto por unidade e magistrado, quanto por comarca

A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) agora acompanha de maneira interativa a produtividade dos magistrados do 1º grau de jurisdição. Nesta quinta-feira (14), as funcionalidades do novo sistema foram apresentadas pelos servidores Diego dos Santos e Rossane Teixeira ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, e aos juízes auxiliares Geneir Marques e Kleber Borba.
O sistema já fornece dados de janeiro a agosto de 2025 e a atualização é feita diariamente, permitindo uma filtragem detalhada, tanto por comarca, quanto por unidade e magistrado, com opções de visualização mensal ou diária do número de processos.
A tecnologia exibe os totais de sentenças, decisões, despachos e audiências, como também os processos vinculados à cooperação judiciária (acordos para causas de até R$ 20 mil). Esses dados também refletem, por exemplo, a atuação do juiz em outras comarcas e nos plantões designados pela Corregedoria.
“Esse novo sistema torna transparentes os indicadores de desempenho do Judiciário e permite que a Corregedoria utilize esses dados de forma inteligente, com foco em gestão estratégica. É possível, por exemplo, verificar a taxa de congestionamento, o índice de atendimento à demanda e o tempo de tramitação processual em áreas específicas”, explicou Celyrio Adamastor.
Outra vantagem do painel é a filtragem por tipo de movimentação processual, além da possibilidade de comparar unidades com a mesma competência. Com base nesses dados, a Corregedoria pode buscar soluções para reduzir os gargalos enfrentados por algumas unidades judiciárias, oferecendo orientações para a otimizar os resultados.
Também participou da reunião o servidor Alberto Maya Calheiros.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores