Alagoas

Ronda no Bairro é destaque nacional em evento sobre população de rua no Maranhão

Marco Aurélio Mello / Ascom Ronda 14/08/2025
Ronda no Bairro é destaque nacional em evento sobre população de rua no Maranhão
Ronda no Bairro é um exemplo de relação de confiança e atenção humanizada nas abordagens. - Foto: Ascom Ronda

Reconhecido como referência no acolhimento humanizado de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Programa Ronda no Bairro participa até esta sexta-feira (15) da segunda edição do Encontro Nacional Pop Rua Jud, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em São Luís (MA).

 

 

O evento reúne representantes do Movimento da População de Rua de todo o país para discutir estratégias de garantia plena e igualitária de direitos. Este ano, o tema é “Justiça Emancipatória e Liberdades Substantivas”.

 

 

“O Ronda no Bairro é um exemplo de relação de confiança e atenção humanizada nas abordagens. Sempre o citamos como modelo a ser seguido”, afirma Rafaelly Machado, coordenadora nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas.

 

 

Representando o programa e a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a psicóloga Áurea Vasconcelos participou do painel Violência Estrutural e Interseccionalidades, que abordou racismo, preconceito à pobreza, questões de gênero e saúde mental. Nesta sexta (15), às 9h, ela apresenta o Ronda no Bairro como case de boas práticas no auditório do Tribunal de Justiça do Maranhão.

 

 

A abertura do encontro ocorreu na noite de quarta-feira (13), na Fundação da Memória Republicana Brasileira, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e mais de 400 magistrados e autoridades.