Alagoas
Seprev reforça ações de combate à violência contra a mulher em Arapiraca
Em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) chama a atenção para o trabalho realizado pelo Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (NAMVV), em funcionamento na Casa de Direitos de Arapiraca.
Só neste ano, o núcleo já realizou 821 atendimentos, oferecendo suporte jurídico, social e psicológico, além de articulação com a rede de proteção e sessões de psicoterapia. O espaço é referência no Agreste alagoano para acolher e apoiar mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos.
Para as assistidas, o NAMVV representa o ponto de partida para um novo recomeço. “A terapia tem me ajudado a desbloquear medos e inseguranças que sempre tive, melhorando meu modo de agir e de pensar. Já as atividades semanais me ajudam a enfrentar situações difíceis e ter uma nova perspectiva sobre a vida. Estou me tornando uma nova pessoa”, relata uma das atendidas.
A coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Daisy Vieira, destaca que a equipe multiprofissional atua para garantir segurança e dignidade. “Nosso objetivo é preservar a integridade física e emocional das mulheres, e assegurar que todas as demandas apresentadas sejam solucionadas ou devidamente encaminhadas”, afirma a coordenadora técnica.
Ao longo do mês de agosto, a Casa de Direitos de Arapiraca e a Rede Acolhe promovem uma série de atividades de mobilização, incluindo rodas de conversa, salas de espera temáticas e encontros voltados às mulheres assistidas pelo núcleo. A programação busca dar visibilidade ao assunto, divulgar os serviços oferecidos pelo Estado e incentivar a denúncia de casos de violência.
“O Agosto Lilás é uma oportunidade de fortalecer a luta contra a violência de gênero, sensibilizando a sociedade e ampliando o alcance das informações sobre o tema. Estamos promovendo ações de prevenção, orientando sobre os canais de denúncia e divulgando a rede de apoio às vítimas”, completa Daisy Vieira.
Para mulheres que sofreram algum tipo de violência e precisam desse serviço, o atendimento na Casa de Direitos de Arapiraca é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, na Rua Manoel Marcelino Albuquerque, bairro Itapoã.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores