Alagoas

Hemoal é avaliado para implantação de programa de residência médica

Josenildo Törres / Ascom Hemoal 14/08/2025
Hemoal é avaliado para implantação de programa de residência médica
Equipe da comissão inspeciona laboratório do Hemoal acompanhada da diretora e gerente do órgão - Foto: Olival Santos


Referência no estado em assistência hematológica e hemoterápica, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está empreendendo todos os esforços para disponibilizar, em breve, mais um serviço de excelência à população alagoana. Trata-se do Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia, que está em processo de aprovação junto à Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), cuja equipe inspecionou a estrutura física e o fluxo de atendimento do hemocentro alagoano.

 

Com a aprovação da novidade, os médicos que desejem se especializar nas áreas de hemoterapia e hematologia terão a estrutura do hemocentro para a sua formação. Deste modo, o Hemoal estará contribuindo para formação de novos especialistas para atuar no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) alagoano e cumprindo a sua missão, que é fomentar a pesquisa e a extensão.

 

"A população do estado reconhece a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo Hemoal na área assistencial. Mas, como está entre as missões do hemocentro alagoano também atuar na área da pesquisa e extensão, estamos trabalhando para implantarmos o Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia, o que irá contribuir para formar novos especialistas nas áreas hematológica e hemoterápica", ressaltou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

 

Inspeção

 

O primeiro passo para a aprovação do Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia ocorreu com a inspeção de avaliação da equipe da Cerem à sede do Hemoal. Na ocasião, o presidente e o secretário da comissão, respectivamente, Fernando Fidélis e Rodrigo dos Santos, percorreram os núcleos de Hemoterapia, Hematologia e Laboratorial do Hemocentro de Alagoas para comprovar, in loco, que o espaço atende aos pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

 

A inspeção foi acompanhada pela diretora do Hemoal, pelo supervisor administrativo do Hemoal, Marcelo Casado, e por técnicos do órgão. A gerente médica do Hemoal, Alexandra Ludugero, também acompanhou a inspeção e destacou que toda a estrutura foi apresentada de forma detalhada.

 

"Durante a inspeção de avaliação mostramos toda a nossa estrutura, que estará à disposição dos médicos residentes e apresentamos todo o ciclo do sangue e da assistência hematológica e laboratorial. Com isso, a equipe da Cerem fez um raio-x completo de toda a nossa estrutura, que atende a todos os pré-requisitos da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para funcionar", frisou Alexandra Ludugero.

 

De acordo com Fernando Fidelis, a comissão que realizou a inspeção de avaliação no Hemoal irá produzir um relatório, que será apresentado em setembro na plenária que avalia e aprova os programas de residência médica.

 

"Todos os pontos que são fundamentais para serem avaliados no sentido de verificar a viabilidade técnica de um programa foram pontuados e estarão no relatório que a plenária irá avaliar", salientou.