Variedades
A Manchúria e a rendição japonesa para a União Soviética
Além de ter derrubado o Terceiro Reich, ao tomá-lo em Berlim em 1945, durante a Grande Guerra Patriótica — como a Segunda Guerra Mundial é conhecida na Rússia —, a União Soviética também foi determinante para derrotar o Japão, que à época era integrante do chamado Eixo do Mal, junto com a Itália fascista e a Alemanha nazista.
A Operação Tempestade de Agosto foi de vital importância para derrotar os japoneses na Manchúria. Quais as táticas utilizadas pelos soviéticos no teatro de operação na Ásia após vencer as tropas nazifascistas nos campos de batalhas europeus? Por que a queda do Império japonês se sucedeu após 9 de maio, data mundialmente conhecida como o Dia da Vitória?
Para falar sobre o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Valdir Bezerra, mestre em relações internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo, membro do Grupo de Estudos sobre os BRICS (GEBRICS) e organizador do livro "80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica: memória, reconstrução e perspectivas". Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

