Variedades
A Manchúria e a rendição japonesa para a União Soviética

Além de ter derrubado o Terceiro Reich, ao tomá-lo em Berlim em 1945, durante a Grande Guerra Patriótica — como a Segunda Guerra Mundial é conhecida na Rússia —, a União Soviética também foi determinante para derrotar o Japão, que à época era integrante do chamado Eixo do Mal, junto com a Itália fascista e a Alemanha nazista.
A Operação Tempestade de Agosto foi de vital importância para derrotar os japoneses na Manchúria. Quais as táticas utilizadas pelos soviéticos no teatro de operação na Ásia após vencer as tropas nazifascistas nos campos de batalhas europeus? Por que a queda do Império japonês se sucedeu após 9 de maio, data mundialmente conhecida como o Dia da Vitória?
Para falar sobre o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Valdir Bezerra, mestre em relações internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo, membro do Grupo de Estudos sobre os BRICS (GEBRICS) e organizador do livro "80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica: memória, reconstrução e perspectivas". Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
4POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
5POLÍCIA
Médico que atropelou e matou cinco pessoas em Ouro Branco presta depoimento