Alagoas
I HUPAA realiza IV Seminário de Iniciação Científica
Evento reflete o compromisso da instituição com o avanço do conhecimento e a formação de futuros profissionais.
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal), vinculado à Universidade Federal de Alagoas e integrante da Rede Ebserh, vem se consolidando como um polo de pesquisa e inovação em saúde. A participação ativa nos Programas de Iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) reflete o compromisso da instituição com o avanço do conhecimento e a formação de futuros profissionais.
No dia 12 de agosto de 2024, o HUPAA realizou a cerimônia de encerramento da edição vigente dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento reuniu bolsistas, orientadores e membros da comunidade acadêmica para a apresentação dos resultados finais dos projetos desenvolvidos ao longo de um ano. As exposições mostraram avanços significativos em diferentes áreas da saúde, reforçando a relevância das pesquisas conduzidas no hospital e o impacto direto dessas iniciativas na formação acadêmica dos participantes.
Segundo o coordenador do PIC, Ednaldo de Almeida Gomes, e o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Eduardo Júnior, os programas contribuem para a formação de recursos humanos, o estímulo à cultura científica e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e capacidade de resolução de problemas. “Proporcionamos um espaço institucional voltado para a inovação, pesquisa clínica e formação de novos pesquisadores, mestres e doutores”, destacam.
Os projetos desenvolvidos abrangem áreas como Ciência da Computação, Genética Humana e Médica, Farmacologia, Engenharia Biomédica e Ciências da Saúde. Todas as pesquisas são realizadas dentro do escopo do hospital, com foco em soluções aplicadas que possam beneficiar o cuidado em saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o coordenador do PIT, Guilmer Brito, as iniciativas funcionam como “catalisadores de transformação”, formando profissionais mais qualificados e contribuindo para a melhoria dos sistemas públicos de saúde e ensino.
O gerente de Ensino e Pesquisa do HUPAA, professor Amauri Barros, reforça que a experiência adquirida nos programas PIC e PIT representa um diferencial importante na trajetória acadêmica e profissional. “Não temos dúvidas da alta relevância desses programas, tanto para o ingresso em pós-graduações quanto para a atuação no mercado de trabalho”, afirma.
Nos últimos anos, o número de bolsas concedidas pelo HUPAA cresceu de forma consistente. Em 2023, foram ofertadas 13 bolsas. No ciclo de 2024, o número subiu para 15, e, para o edital 2025-2026, serão disponibilizadas 17 bolsas para estudantes de graduação da Ufal, incluindo vagas reservadas às políticas afirmativas.
Ao integrar ensino, pesquisa e assistência, o HUPAA fortalece seu papel estratégico entre os hospitais universitários, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a produção de protocolos e programas de educação continuada na área da saúde.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


