Internacional
Trump pode usar medidas econômicas contra países que bloqueiam paz Rússia-Ucrânia, avalia analista
A possibilidade de medidas de pressão econômica por parte do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre países que se opõem à paz entre a Rússia e a Ucrânia não pode ser descartada, disse à Sputnik Pablo Barragan, o analista geopolítico.
Barragan destacou que Trump não terá dúvidas sobre a imposição de tarifas aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se opõem à paz entre a Rússia e a Ucrânia.
"Acho que é impossível excluir a possibilidade de usar essas novas 'armas' [econômicas]. Infelizmente, a Europa quer que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia exista para aumentar as exportações de armas", ressaltou.
Em geral, o especialista descreveu as conversas realizadas no Alasca entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos como positivas e produtivas.
Assim, finalizou, os líderes das potências poderosas estão abrindo caminho para um processo de paz forte e justo.
Na sexta-feira (15), o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, se encontraram no Alasca. A reunião dos líderes ocorreu na base militar de Elmendorf-Richardson em Anchorage. A conversa em um formato estreito "três a três" durou duas horas e 45 minutos.
Como observou o líder russo no final da reunião, foi alcançado um entendimento entre as partes que pode abrir o caminho para a paz na Ucrânia. Ambos os líderes expressaram sua vontade de trabalhar para pôr fim ao conflito.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA


