Internacional
Bolívia terá segundo turno inédito para presidente
Internacional, Eleições, Bolívia, Presidência
Pela primeira vez, a Bolívia terá segundo turno para presidente, eleição marcada para 19 de outubro. Com mais de 90% dos votos apurados, o senador Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga disputarão o segundo turno. Os resultados preliminares são do Tribunal Supremo Eleitoral.


Ex-presidente da Bolívia em 2001 e 2002, “Tuto” Quiroga, de 65 anos, é considerado de uma direita mais radical. Já a surpresa nas eleições, Rodrigo Paz Pereira, de 57 anos, é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, e se apresenta como alternativa de centro. Em nenhum momento, ele foi apontado como favorito nas pesquisas.
O favorito era o empresário e candidato da oposição Samuel Doria Medina, que terminou em terceiro lugar na apuração e prometeu apoiar o candidato Rodrigo Paz Pereira.
Além do novo presidente do país, os bolivianos foram às urnas, nesse domingo (17), também para renovar o Parlamento de 130 deputados e 36 senadores para o próximo mandato de cinco anos.
Também de forma inédita o Movimento ao Socialismo de Evo Morales, que lidera o país desde 2006 ficou de fora da disputa presidencial. Esse fato representa o fim do ciclo de governos de esquerda no país sul-americano que já dura 19 anos.
Atualmente a Presidência é ocupada por Luís Arce, que fica no poder até novembro.
1:41
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro


