Política
Renan Calheiros será titular da CPMI que investigará escândalo de descontos no INSS
Senador alagoano é o único representante do estado na comissão, que apura prejuízos bilionários em aposentadorias e pensões
Pelo menos um alagoano terá participação direta na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará o escândalo dos descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi confirmado como membro titular da comissão, que será instalada oficialmente nesta quarta-feira, 20 de agosto, no Congresso Nacional.
A CPMI terá a missão de apurar as denúncias de fraudes que atingiram aposentados e pensionistas em todo o país, com prejuízos bilionários decorrentes de cobranças irregulares em benefícios previdenciários. Ao todo, a comissão será composta por 30 membros titulares — sendo 15 senadores e 15 deputados federais — além de 30 suplentes.
Até o momento, a Câmara dos Deputados ainda não divulgou a lista completa dos parlamentares indicados, mas não há registro de participação de deputados federais alagoanos entre os nomes já apresentados.
A presidência da CPMI ficará a cargo do senador Omar Aziz (PSD-AM), enquanto a relatoria será conduzida pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). A expectativa é que os trabalhos avancem de forma intensa já nas primeiras semanas, diante da gravidade das acusações que envolvem supostas irregularidades no sistema previdenciário brasileiro.
Com a presença de Renan Calheiros, Alagoas terá voz direta nas discussões e investigações que podem levar a mudanças significativas no controle e fiscalização de descontos aplicados a aposentados e pensionistas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

