Brasil
Suíça se oferece para sediar e mediar encontro Putin-Zelensky
A Suíça se ofereceu para sediar e mediar um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e Vladimir Zelensky, informou o Ministério das Relações Exteriores do país à Sputnik nesta terça-feira (19). Budapeste, capital da Hungria, também é cotada como uma possível sede.
"A Suíça está pronta para oferecer seus serviços, se forem úteis e desejáveis para todas as partes. Isso inclui seu papel como anfitriã ou mediadora em discussões e reuniões", afirmou a chancelaria em nota oficial.
Genebra havia sido sugerida mais cedo pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que afirmou que o encontro deve ser realizado em um "país neutro". Nesta terça também, o presidente da Hungria Viktor Orbán apresentou durante uma cúpula online da União Europeia uma proposta de realizar uma reunião para integração com a Rússia o mais breve possível.
Segundo a Casa Branca, Budapeste está sendo avaliada como uma possível sede para o encontro entre Putin e Zelensky.
O diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos e, representante especial do presidente russo para investimento e cooperação econômica com países estrangeiros, Kirill Dmitriev, agradeceu a Orbán pela sugestão.
"Uma mensagem e uma proposta importantes. Obrigado, Viktor Orban, por construir pontes e proteger a paz", escreveu Dmitriev na rede social X.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º

