Geral
O que falta para a educação brasileira ficar mais acessível e inclusiva?
O acesso à educação no Brasil ainda é marcado por desigualdades significativas para as pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Entre as pessoas com deficiência de 25 anos ou mais, 63,1% não completaram o ensino fundamental, quase o dobro da proporção observada entre as pessoas sem deficiência (32,3%). Quando o assunto é ensino superior, a diferença também é marcante: apenas 7,4% das pessoas com deficiência concluíram essa etapa de formação, frente a 19,5% entre as pessoas sem deficiência. Dados alarmantes como esses, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, estarão no centro do debate nacional entre os dias 21 e 28 de agosto, quando acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para conversar sobre os desafios enfrentados pela população com deficiência e a implementação de políticas públicas para uma educação mais acessível e inclusiva, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH); e a psicopedagoga Poliana Batista. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
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