Internacional
'Sanções dos EUA são ataque à nossa independência', diz TPI
O Tribunal Penal Internacional (TPI) lamentou o anúncio de novas sanções pelo governo dos EUA contra seus juízes e promotores, as quais "representam um ataque flagrante à independência de uma instituição judicial imparcial que opera sob o mandato de 125 Estados-partes de todas as regiões".
Segundo a corte, as punições "constituem, além disso, uma afronta aos Estados-partes do Tribunal, à ordem internacional baseada em regras e, acima de tudo, a milhões de vítimas inocentes em todo o mundo".
"Conforme declarado anteriormente pelo presidente e pelo Judiciário do TPI, bem como pela presidência da Assembleia dos Estados-partes do Estatuto de Roma, o Tribunal apoia firmemente seus funcionários e as vítimas de atrocidades inimagináveis", acrescenta.
A nota reforça ainda que o "TPI continuará a cumprir seu mandato inabalavelmente, em estrita conformidade com o arcabouço legal adotado pelos Estados-partes e independentemente de qualquer restrição, pressão ou ameaça".
O TPI apela aos membros e "todos aqueles que compartilham os valores da humanidade e do Estado de Direito para que apoiem firmemente e continuamente o tribunal e seu trabalho, que é realizado no interesse exclusivo das vítimas de crimes internacionais."
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4
Prefeito Arthur Freitas acompanha obras do Minha Cidade Linda em Santana do Mundaú
-
5MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)

