Geral
Acordo Mercosul-UE pode dar fôlego ao Brasil, diz Messana
Chefe da Eurocâmaras diz que tratado é mais importante que nunca
O presidente da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo (Italcam) e da Eurocâmaras no Brasil, Graziano Messana, afirmou que concluir o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é mais importante do que nunca e pode dar "fôlego" ao maior país da América Latina em meio às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos.
"O mundo mudou, e agora, como nunca, é extremamente importante finalizar e acelerar, porque a União Europeia assinou um acordo em julho [com os EUA], e o Brasil, que estava com 10%, tem a pior tarifa que poderíamos ter neste momento", disse Messana em entrevista à CNN Brasil.
"Óbvio que acelerar o acordo Mercosul-UE dá um fôlego ao Brasil, uma alternativa, já que o Brasil está em um impasse, não consegue nem conversar com os Estados Unidos", acrescentou o executivo italiano.
Segundo Messana, a instituição de cláusulas de salvaguarda, como pedem alguns países europeus para o setor agropecuário, não atrapalharia a "arquitetura" do tratado de livre comércio.
"Seria uma coisa positiva que pode solucionar de imediato e destravar o acordo, que foi traduzido em 24 idiomas e agora tem que ser ratificado", destacou.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA

