Economia
Haddad: Lula e Alckmin agem sem bravata, mas com firmeza sobre tarifas dos EUA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou à TV GGN que o governo brasileiro atua de forma estratégica frente às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. "Lula e Alckmin agem sem bravata, mas com firmeza sobre tarifas dos EUA", disse, referindo-se ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, destacando que a prioridade é proteger a economia nacional sem recorrer a confrontos diretos.
Haddad lembrou o impacto dessas tarifas no consumidor norte-americano, usando exemplos de produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos. "Carne e café estão mais caros nos EUA; mesma peça de carne a R$ 40 aqui custa US$ 120 lá".
O ministro ressaltou que, embora haja desafios no curto prazo, os produtos brasileiros continuam competitivos internacionalmente e que outros mercados seguem abertos para exportações.
Segundo ele, a postura de Lula e Alckmin reflete uma estratégia mais ampla de defesa da economia, combinando proteção de setores produtivos e ampliação de parcerias comerciais, ao mesmo tempo em que busca reduzir efeitos negativos de tarifas elevadas sobre o consumidor e o comércio internacional.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
4FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
5MACEIÓ
Peças da roda-gigante panorâmica começam a chegar em Maceió


