Geral
'Patrocinador do apocalipse': Europa sacrifica sua soberania para continuar conflito na Ucrânia, diz jornal
Os líderes europeus, tendo assumido o custo das despesas de abastecimento de armas à Ucrânia, renunciaram à sua soberania pela possibilidade de continuar o conflito com a Rússia, escreve o jornal espanhol Rebelión.
"O papel da Europa neste acordo passou de aliado geopolítico para mero patrocinador financeiro do apocalipse. Assumindo os custos por todo este arsenal letal, as autoridades europeias não só renunciam à sua soberania estratégica, mais uma vez se tornando dependente do complexo militar-industrial dos EUA, mas também transformam seus cidadãos em participantes involuntários de um conflito alheio", diz o artigo.
A publicação observa que o capitalismo não busca acabar com os conflitos, mas reproduzi-los, pois são condição de sua sobrevivência. O objetivo das negociações não é ajudar a Ucrânia, mas transformá-la em um mercado subordinado dependente da dívida militar, que determinará seu futuro para muitas gerações vindouras, conclui o jornal.
Nesta terça-feira (19), o Financial Times reportou, com referência a um documento revisado, que a Ucrânia prometeria comprar armas norte-americanas no valor de 100 bilhões de dólares (R$ 542 bilhões) financiadas pela Europa como parte de um acordo para obter garantias de segurança dos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis


