Alagoas
Semarh entrega novos Pontos de Entrega Voluntária a cooperativas, associações e municípios
A entrega de 23 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) marcou, nesta segunda-feira (25), em Maceió, mais um passo no fortalecimento da coleta seletiva em Alagoas. Destinados a cooperativas de catadores, associações de moradores e municípios, os equipamentos foram oficializados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social. A entrega foi realizada na sede da secretaria.
Os 23 novos PEVs ampliam significativamente os locais de descarte correto de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, beneficiando diretamente diversos segmentos da sociedade e fortalecendo a economia circular em Alagoas.
“Com essa entrega, reafirmamos o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade e a valorização dos catadores, transformando resíduos em oportunidade”, disse o secretário Gino César.

Gino afirmou que tem feito um papel de valorização e respeito aos catadores, pois muitos são discriminados. “E, na verdade, os catadores deveriam ser elogiados pelo trabalho que realizam. Como se diz, literalmente, de formiguinha”, afirmou o vice-prefeito de Branquinha, Renato Purificação.
A entrega dos PEVs reforça a infraestrutura de coleta seletiva da Semarh e promove a integração da sociedade com políticas públicas ambientais. Esses pontos são fundamentais para facilitar o descarte da população, auxiliar as cooperativas na logística reversa dos materiais recicláveis e promover a inclusão social dos catadores.
Os PEVs têm desempenhado um papel estratégico no fortalecimento da cadeia de reciclagem, beneficiando centenas de famílias ao mover resíduos em direção a uma gestão mais sustentável.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes, como o vice-prefeito de Branquinha, Renato Purificação; o secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maribondo, Heleno Florentino; o presidente da Associação de Moradores do Graciliano Ramos, Edivaldo dos Santos; o administrador do grupo Carajás, Alexandre Mendonça; o representante da Usina Caeté, José Rubenaldo; e a representante da Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), Sandra Oliveira.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4
Santana do Ipanema em festa
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió

