Cidades
Semsc lança Operação Calçada Cidadã para garantir mobilidade e acessibilidade em Maceió
Objetivo é organizar os espaços públicos e assegurar o direito de ir e vir da população
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã(Semsc) iniciou, nessa segunda-feira(25), a Operação Calçada Cidadã, ação voltada à fiscalização e desobstrução dos passeios públicos da capital. A iniciativa tem caráter prioritariamente educativo e busca conscientizar comerciantes e moradores sobre a importância de manter as calçadas livres, garantindo a mobilidade urbana e o direito de ir e vir da população.
Nesta primeira fase, equipes de fiscais percorrem ruas previamente selecionadas, orientando e notificando os responsáveis para a retirada voluntária de equipamentos irregulares que dificultam a circulação de pedestres, como piquetes, cavaletes, rampas, placas e outros tipos de estruturas.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a operação alia diálogo e orientação à aplicação da legislação. “Nosso trabalho é, primeiro, educativo. Vamos notificar e orientar a população para que retirem voluntariamente qualquer material que esteja obstruindo os passeios públicos. Em seguida, caso haja descumprimento, entraremos com a parte coercitiva, que inclui apreensão e aplicação de multa, conforme previsto no Código de Posturas”, destacou.
A segunda etapa da operação contará com a participação das equipes de demolição e apreensão, para garantir a efetiva desobstrução das áreas públicas. Os materiais recolhidos serão encaminhados ao depósito da Prefeitura, conforme prevê a legislação municipal.
O Código de Posturas de Maceió (Lei n° 3.538/1985) determina que logradouros públicos não podem ser ocupados por equipamentos ou estruturas, prevendo multa em caso de reincidência. Além disso, a Lei de Publicidade (Lei n° 4.954/2000) e o Decreto nº 7.613/2014 reforçam a proibição de instalação de anúncios e peças publicitárias sobre calçadas e demais bens públicos.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

