Política
Comissão debate novos medicamentos de ação prolongada na prevenção contra o HIV
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (28) sobre novos medicamentos de ação prolongada no enfrentamento ao HIV.
O debate foi solicitado pelas deputadas Ana Pimentel (PT-MG), Erika Kokay (PT-DF) e Daiana Santos (PCdoB-RS) e está marcado para as 14 horas, no plenário 9.
O objetivo é discutir estratégias para ampliar o acesso a medicamentos inovadores de ação prolongada, como o lenacapavir e o cabotegravir, que têm eficácia superior a 95% na prevenção da infecção pelo HIV.
No requerimento para a realização do debate, as deputadas destacam que o Brasil foi pioneiro no fornecimento gratuito de tratamento para pessoas com HIV e, atualmente, 82% das pessoas diagnosticadas estão em tratamento. Mas apontam preocupação com o acesso desigual e o alto custo dos novos medicamentos, que podem comprometer os compromissos internacionais de enfrentamento à doença.
“Garantir o acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e aos novos medicamentos de ação prolongada, sobretudo entre populações mais vulneráveis e historicamente marginalizadas, é urgente e estratégico”, afirmam no documento.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5
Santana do Ipanema em festa

