Variedades
Revista destaca submarino russo com mísseis hipersônicos Tsirkon que dominará o Ártico
29/08/2025
Submarino nuclear Perm da Marinha da Rússia, que será capaz de transportar mísseis hipersônicos Tsirkon, vai dominar o Ártico, escreve o colunista da The National Interest Brandon Weichert destacando a influência do submarino no equilíbrio de poder na região.
Segundo salienta o artigo, Perm é o primeiro submarino do projeto Yasen-M que se tornará portador permanente dos referidos mísseis hipersônicos. Isso tornará o submarino nuclear uma ferramenta-chave para condução de ataques hipersônicos a objetivos terrestres e navais. Destaca-se ainda que a velocidade hipersônica e manobrabilidade do Tsirkon torna sua interceptação quase impossível.
De acordo com Weichert, Moscou começou a dominar o Ártico enquanto Washington se concentrava em um conflito na Ucrânia que era secundário para os interesses dos EUA.
Vale destacar que os mísseis Tsirkon conseguem atingir velocidades de Mach 9, ou seja, uma velocidade de aproximadamente 2,65 quilômetros por segundo, a uma altitude de 20 quilômetros, enquanto o alcance ultrapassa os 1.000 km, sendo os primeiros no mundo a conseguir essas marcas.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

