Variedades
Lula lamenta morte de Luis Fernando Verissimo e enaltece defesa da democracia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, em nota divulgada neste sábado, 30, a morte do escritor e jornalista Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos. Em nota, Lula destacou a importância do autor para a literatura e o jornalismo brasileiros e ressaltou sua contribuição na defesa da democracia.
"Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances", escreveu o presidente.
Lula lembrou personagens emblemáticos criados por Veríssimo, como o Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort, e enalteceu o humor ácido e crítico do escritor. "Sua descrição bem-humorada da sociedade ganhou espaço nas livrarias e na TV, com a Comédia da Vida Privada. E, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo; e defender a democracia", afirmou.
O presidente ainda manifestou solidariedade à família do escritor. "Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Veríssimo - e a todos os seus familiares."
Verissimo morreu neste sábado em Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pelo Hospital Moinhos de Vento, onde o escritor, de 88 anos, estava internado. Ele faleceu em decorrência de complicações de uma pneumonia.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre


