Geral
Morre Mino Carta, fundador da CartaCapital, aos 91 anos
Jornalista italiano marcou a história da imprensa brasileira com a criação de revistas como Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e CartaCapital
Mino Carta, um dos nomes mais influentes do jornalismo brasileiro, morreu nesta terça-feira (2), em São Paulo, aos 91 anos. O fundador da revista CartaCapital estava internado há duas semanas na UTI do Hospital Sírio-Libanês, onde enfrentava complicações de saúde que o acompanhavam há cerca de um ano.
Nascido em Gênova, na Itália, em uma família perseguida pelo fascismo, Mino chegou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial e aqui encontrou sua verdadeira vocação. Ainda adolescente, começou a escrever por acaso e nunca mais deixou o ofício.
Ao longo da carreira, foi responsável pela criação de revistas que se tornaram marcos na imprensa nacional, como Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e, por fim, CartaCapital, publicação à qual se dedicou até os últimos anos de vida.
Conhecido pelo estilo crítico e desconfiado em relação às elites brasileiras, Mino mantinha a convicção de que o jornalismo deveria estar a serviço da verdade, atuando como fiscal do poder e contraponto ao pensamento único. Até o fim, manteve-se fiel à sua inseparável máquina de escrever Olivetti, ignorando os modismos tecnológicos e demonstrando desencanto com os rumos do país.
Seu legado atravessa gerações de jornalistas e leitores, consolidando-o como um dos grandes intérpretes da vida política e social do Brasil.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro

