Internacional
Azerbaijão firma parceria com Brasil para oferecer bolsas de pesquisa
O governo do Azerbaijão vai oferecer bolsas de estudos a estudantes brasileiros para diferentes campos de pesquisa, da graduação ao mestrado, informou nesta terça-feira (2) o vice-ministro de relações exteriores, Elnur Mammadov, à Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação.
A parceria no campo da educação foi formalizada, na segunda (1º), em encontro com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
"Isso é uma nova página em nossa cooperação entre os dois países", disse a autoridade diplomática à agência de notícias brasileira, com foco nas áreas de energia renovável e transformação digital, que inclui a conectividade, transportes e a inteligência artificial.
Segundo a matéria, o país, que se estende entre a Ásia e a Europa, tem "interesse especial" nos trabalhos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com foco no desenvolvimento da agricultura sustentável.
A divulgação das vagas, ainda sem número definido, será feira pelo Ministério da Educação do Brasil.
Segundo o vice-ministro explicou que o Azerbaijão tem oferecido mais 100 oportunidades por ano nas universidades locais a estudantes de diferentes nacionalidades.
No campo comercial, o Azerbaijão é fornecedor de fertilizantes para os produtores rurais brasileiros. Ele também esteve em conversas com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, em que foi tratada uma potencial plataforma econômica para os dois países.
"As relações também podem ser estreitadas e ampliadas. Outra coisa importante é que estamos comprando muito açúcar do Brasil. Se você olhar as estatísticas, a comercialização deste ano dobrou em relação ao ano passado".
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma


