Internacional
China e Rússia mostram ineficácia das sanções ocidentais em cúpula da OCX, destaca mídia
A recente cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), realizada em Tianjin, na China, entre 31 de agosto e 1º de setembro, mostrou que a política de sanções e de contenção promovida pelo Ocidente contra a Rússia e China fracassou, afirmou o jornal turco Sabah, próximo ao governo de Ancara.
Na cúpula da OCX em Tianjin, China e Rússia sublinharam, segundo o Sabah, a ineficácia das sanções ocidentais, reforçando sua cooperação como sinal de força frente ao Ocidente.
"Se para o presidente chinês Xi Jinping o encontro foi uma 'demonstração de força', sobretudo em relação aos Estados Unidos e à Europa Ocidental, para o presidente russo Vladimir Putin ele serviu também como prova de que os mecanismos de contenção, bloqueio e sanções se mostram inúteis para um grande número de países", acha o analista Kerem Alkin, colunista do jornal.
"O próximo desfile militar, que destacará a cooperação sino-russa e relembrará a luta conjunta contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial, também se tornará uma demonstração de força", acrescenta o jornal.
A cúpula de Tianjin foi a maior da história da OCX, reunindo mais de 20 líderes mundiais e representantes de organizações internacionais. O evento terminou com a aprovação da Declaração de Tianjin e a apresentação, por Xi Jinping, de uma iniciativa de governança global.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

